P060

P060 | CASA DA SERRA - CABANAS

Como em qualquer projecto de arquitectura, em especial no tipo de habitação unifamiliar onde o cliente vive o processo intensamente, o projecto para a Casa da Serra teve de dar resposta ao programa solicitado pelos futuros moradores e ao mesmo tempo adicionar um “efeito surpresa”.

O terreno com cerca de 7000m², com uma morfologia bastante acidentada e com características muito marcantes, tornou-se o maior protagonista e a “surpresa” do processo onde se tentou tirar o máximo partido e preservar a sua identidade.

Situado em Cabanas – Palmela, em plena fronteira entre zona urbanizável e zona protegida do Parque Natural da Arrábida encontramos o terreno alvo de intervenção que devido à sua cota altimétrica, virado para Norte consegue beneficiar da vista sobre o vale da margem Sul do Rio Tejo e a Sul da vegetação e bosque.

Tendo como premissa a integração do edificado proposto com o terreno e de forma a reduzir ao mínimo a movimentação de terras, foram propostos 3 volumes que se articulam entre si e implantam-se sobre o terreno consoante o declive, orientação de vistas e exposição solar.

O Volume 1 (Zona de Dormida), acolhe o programa mais intimista (5 Suites) fica implantado numa cota superior que por motivos de exposição solar e do programa, optou-se por virá-lo para a Serra. Pousa sobre o terreno e sobre o volume 2, tirando partido da cobertura ajardinada que serve de miradouro e prolongamento da área dos quartos.

Sob o volume 2 é possível criar a zona de entrada da moradia assim como o acesso à garagem.

O Volume 2 (Zona Social), numa cota intermédia e com ligação mais directa com o exterior, localiza-se a entrada principal assim como todas as zonas comuns e de estar (Sala de Estar e Jantar, Zona Lounge, Cozinha, Garagem e outros).

Procurou-se sempre que a vista sobre o bosque fizesse parte integrante das zonas comuns, por isso optou-se pela abertura de grandes vãos minimizando as barreiras visuais entre o interior e o exterior.

O volume 3, permite fazer o acerto de cotas do terreno e uma extensão do volume 2 onde se inclui uma zona de estar exterior com piscina.

O restante terreno envolvente à construção mantém-se o mais natural possível em continuidade com a Serra.

Os materiais escolhidos para a proposta, prendem-se com desejo de fundir a arquitectura com o terreno.

Para os volumes 2 e 3, que estão em contacto directo com o terreno e exclusivamente virados para a Serra da Arrábida, optou-se pelo uso do betão à vista que pela sua cor e características de envelhecimento natural se irão fundir ao longo dos anos com os arranjos exteriores.

O volume 1, em contrapartida por estar em consola e num ponto mais alto apresenta um destaque maior com 4 frentes. A Sul procurou-se fazer a integração com a Serra através da escolha de revestimentos naturais (Madeira), nas frentes viradas para a zona urbanizável (Norte/Nascente e Poente) onde já existem construções de moradias, optou-se por destacar uma volumetria branca, simples.

Info

  • Localização: Cabanas - Palmela
  • Data : 2015
  • Categoria :
  • Tipo de projecto :
  • Fases :
  • Arquitectura : -
  • Colaboração : -
  • Parceria : -
  • Especialidades : -